31/03/2020

Brincadeiras: 10 ideias para se divertir em família

Você costuma participar das brincadeiras com os seus filhos? Pois saiba que esses são os momentos onde eles desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e de linguagem.

Para as crianças, brincar é coisa séria, essa é a hora de se expressar, interagir, aprender e criar. É ideal que os pais participem de brincadeiras conjuntas para promover vínculos afetivos, criatividade, criar noções de respeito durante as atividades, etc.

Hoje, nós trouxemos 10 brincadeiras divertidas para serem feitas em família. Confira!

Cozinhar

O que nós temos certeza é que para as crianças, tudo vira diversão, inclusive fazer comidinhas de verdade! A família pode se reunir para fazer pizzas, cupcakes, biscoitos ou qualquer outra comida gostosa, tornando, dessa forma um momento legal para todo mundo!

Vale lembrar que o ideal é que a criança utilize apenas materiais seguros e o uso de objetos de corte seja feito pelos pais.

Brincadeiras com livros

O hábito da leitura deve estar presente na vida dos pequenos, pois é uma ferramenta que estimula a criatividade e ajuda na formação socioeducativa. Além disso, quando se tem a ajuda da família nessa atividade, pode fortalecer vínculos e ser divertido!

Pode ser uma leitura de um livro escrito por alguém ou vocês podem construir o próprio livro da família utilizando cadernos, fotos, canetas, lápis, giz e todos os materiais que possam ser úteis nessas brincadeiras!

Veja os materiais da Leo&Leo que podem auxiliar nesta atividade: https://www.grupoleonora.com.br/leoleo/

Amarelinha

Brincadeiras como amarelinha são famosas e nunca falham! A família pode desenhar uma amarelinha no chão com um giz branco e fazer enfeites com outras cores. Depois é só achar uma pedrinha e brincar!

Se o piso for laminado, você pode utilizar o Giz Líquido da Jocar Office. Para limpar, basta passar um pano úmido.

Acampamento

De todas as atividades, essa com certeza será a mais memorável!

Passar a noite num lugar diferente pode ser uma experiência excepcional, vocês podem ler uma história, usar lanternas e dormir todos juntinhos! O acampamento pode acontecer no quintal ou na sala da casa, a única coisa necessária é uma barraca e sacos de dormir para a família.

Desenhando em família

Brincadeiras com lápis e papel desempenham um papel muito importante no estímulo da criatividade dos pequenos, nós temos um mundo de cores e diversão para auxiliar nessas atividades.

Para dar início a criação, vocês podem colar várias cartolinas e transformá-las em apenas uma gigante, a arte pode envolver lápis, giz, aquarela, canetinhas, recorte de revistas, colagens e todos os materiais que estiverem disponíveis no momento.

Desenhar sem tirar o lápis do papel

Essa brincadeira é superfácil! Cada um recebe um papel e um lápis, em seguida todos deverão escolher um tema e fazer um desenho sem tirar a ponta do lápis do papel. Quem conseguir fazer o desenho mais bonito, ganha!

Massinha de modelar

A massa de modelar é uma opção simples e divertida para pais e crianças, onde podem ser criadas comidinhas, personagens e objetos. É uma atividade que acende a imaginação e a criatividade, afinal, com 12 cores você pode criar um universo de possibilidades!

Jogo dos 7 erros em casa

O jogo basicamente é escolher um cômodo com bastante enfeites, mudar 7 objetos de lugar e as crianças precisam adivinhar quais foram. Se elas acertarem, podem ganhar algum prêmio!

O legal é que essa atividade trabalha a capacidade de memorização, gera bastante risadas e surgem perguntas como “isso sempre esteve aqui e eu nunca vi?!”

Jogos de tabuleiro

Os famosos jogos de tabuleiro nunca saem de moda! Eles são especialistas em longas diversões e entretém a família inteira.

Use jogos de acordo com a idade dos seus filhos.

Desenhos com blocos adesivos

Para esta atividade, você poderá usar os blocos adesivos coloridos da JocarOffice e dividir cada cor em três partes. Em seguida as crianças desenham a cabeça no primeiro, o corpo no segundo e as pernas no terceiro. Depois de finalizar o desenho é só misturar e ver os resultados engraçados!

Todas essas sugestões de atividades são para divertir a família inteira, é importante que os pais e os filhos estejam envolvidos e gostando das brincadeiras. Estes são momentos que ficarão na memória das crianças e certamente valerão a pena!

Não se esqueça de verificar se a atividade é segura para a criança de acordo com a sua idade e habilidades.